2009/11/21

Amigos...

...estão sempre lá. Não é isso que costumam dizer? Eu pelo menos costumo. Não sei onde é propriamente o lá, ou sequer o que entendo por sempre, mas, estão sempre lá. Algures entre o sopro do subconsciente e a vontade de um abraço. Se fosse possível catalogar os amigos numa taxonomia de sensações eu diria que são uma espécie de beijo ao vento, um respirar convulsivo de alegria, a face hirsuta do pai natal, um som estridente, um festival. Como poderei utilizar taxonomias? Nem sequer os sei identificar. Se existisse uma teoria física sobre o conceito amigo a gente poderia imaginar a energia potencial como sendo a probabilidade daquela pessoa que a gente não conhece se tornar um dos cavaleiros indagantes da nossa alma. A energia cinética traduziria a taxa de frenesim que a gente sente quando se encontra, meses depois, com alguém que nunca se chegou verdadeiramente a separar. Os amigos são isto. São? Que visão redutora. Os amigos são muito mais, são aquilo que nunca imaginei poderem vir a ser, o preto no branco, a luz na noite, um calção sem bicicleta, uma visão turva, um antagonismo que nos completa. Numa visão pragmatista os amigos são aquelas almas que nos amparam o som reflectido da nossa personalidade, almas gémeas encarceradas em corpos vários. Os amigos são fieis, constantes, alegres e dizem sim. Dizem? Que visão deprimente. Os amigos enganam os nossos defeitos, faltam à nossa estupidez e entristecem-se com o nosso mau comportamento, os amigos dizem não. Os amigos são tudo aquilo que nunca esperei, envoltos numa realidade que sempre soube existir. São o ontem e o amanhã unidos pelo fio invisível do presente, a água benta presente no éter da aguardente...

5 comentários:

Catsone disse...

Um amigo é, actualmente, como um diamante: cada vez mais raros.

Balhau disse...

Verdade! :D

Ana, Dona do Café disse...

Isso é que é uma bonita Ode aos amigos!
Os amigos a sério sabem dizer-te que tens uma porcaria num dente, sem te envergonhar em frente a alguém. Sabem fazer-te sentir débil mental quando falas cenas sem sentido durante tempo demais. Sabem que mesmo quando estás um caco com cara de peido, para ele estás 'na mesma, porquê?'. Sabem quando fazes anos e acertam na prenda. Sabem que tens um sinal numa private-part. Sabem quando estás mal, quando dizes que estás bem...
Os amigos são das melhores coisinhas do mundo :)
Queres ser meu amigo!? :D

beijinho,
A

ps. obrigada pela visita lá ao tasco; nas férias, com um tempinho livre, posso pensar em fazer assim uma imagem assim toda catita como a do meu para o teu blog =)

Balhau disse...

Acho que posso ser amigo. Mas só se me disseres quando e como estou com cara de peido. Sim eu costumo visitar o teu blog. É um café agradável.
;)

claudia disse...

muito lindo meu lindo, meu eterno amigo!!!