2007/05/28

O dia do canudo...

O passado sábado foi um dia bastante especial, não pelo facto de os meus pais chegarem a aveiro às 7 da manhã querendo isto dizer que se levantaram às 4, não nada disso. Foi um dia especial porque foi a entrega dos diplomas e foi também a primeira actividade académica em que os meus pais presenciaram, (é caso para dizer que foi a primeira e última vez). O dia começou, como já disse, bastante cedo e da melhor maneira. Os meus "cotas" decidiram-me doar 500 euros como premio por ter terminado o curso. Eu acredito que me quisessem dar mais, mas como o estado obriga a que as oferendas superiores a 500 euros entrem nas contas das finanças acabei por ser penalizado. Instantes após ter recebido os meus pais na casa onde habito em Santiago dei por mim a descarregar caixotes de comida, pelo que entendi a minha querida mãe estava convencida que eu andava na penúria e subnutrido. O dia não podia estar a correr melhor. E não correu, assim que vi a gravata ao lado da camisa e das calças que iriam servir de vestimenta para a ocasião já acima mencionada, esbocei um sorriso amarelo e rezei para que a mesma se transformasse em pó o mais rápido possível. As minhas preces não foram ouvidas, azar o meu, lá fui eu de gravata e de fatinho pela rua abaixo. Foi uma sensação única. Atravessar Santiago vestido à convidado de casamento é qualquer coisa que dá nas vistas. Ainda bem que a malta dos "arrumos" não andava por perto senão tinha que me aplicar nuns golpes de karate, ou então desatava a correr e esperava que eles se cansassem, enfim uma das duas... Depois de chegar à universidade encontrei uma enorme tenda com uma igualmente grande fila de gente à entrada. Confesso que foi a parte mais chata do dia, esperar uns valente 45 minutos para que nos entregassem um copo com um papel e uma medalha! O papel eu entendi, mas a medalha... Ainda pensei que se tivessem enganado, por momentos fiquei mesmo convencido que tinha entrado na tenda errada, passou-me algo do género pela cabeça "será que vim à entrega dos òscares da associação académica para aluno capaz de beber mais cervejas numa noite?", mas depois lembrei-me de ter pago 100 euros para ter aquele papel e compreendi a existencia da medalha. Realmente nós somos uns heróis, pagar 100 euros por um papel não é para toda a gente. Acredito que a medalha representasse isso mesmo, a capacidade que temos em que deixar que nos metam a mão nas calças e nos limpem o bolso...
Depois desta fantástica seca viemos apanhar uma valente lufada de ar fresco e aproveitamos o sol para fazer algo de util, tirar fotos:


Depois de termos recuperado os níveis normais de humor assim como o calor que nos apertava a garganta fomos em direcção ao fórum, sim, com toda esta cerimónia o relógio foi andando e quando demos por nós já era meio dia, como a minha mana não tinha tomado o pequeno almoço aproveitamos para almoçar.
Foi um manjar agradável confesso, tirando a parte em que o meu pai se queixava por não ter o pão incluido no menu, foi muito sossegado. Depois da barriga cheia fomos dar um passeio pela ria, foi um passeio agradável estava uma brisa serena que ajudava a apaziguar o calor que se registava, interessante também foi notar o estado do senhor meu pai que parecia arrastar o corpo ao ritmo de um caracol. Eu sempre disse que levantar às 4 da manha não era nada boa onda, mas ninguém me ouve, que se há-de fazer?
Na viagem de volta a Santiago passamos pelo maior sucesso de publicidade feito nos últimos 10 anos...