2005/02/28

Definição, acto de definir...

Hoje acordei com uma vontade enorme de pesquisar significados novos no dicionário! Aproveitei o dicionário online disponibilizado pela porto editora e escrevi palavras ao calhas para saber exactamente o significado destas. Perguntei a mim mesmo o porquê da existencia do dicionário! Tive então a ideia de ir ao dicionário ver o significado exacto de dicionário! A definição de dicionário é a seguinte:

conjunto dos vocábulos de uma língua ou dos termos próprios de uma ciência ou arte, dispostos por ordem alfabética e com a respectiva significação ou a sua versão noutra língua.

Continuei com a pesquisa até que tive outra ideia! Pensei em ir ver ao dicionário o significado de definição, o resultado foi o seguinte:

acto de definir; significado.

Esta definição intrigou-me! Pois esta recorre à palavra definir para explicar o que quer dizer a palavra definição. Fui então ver o significado da palavra definir, eis o resultado:

dar a definição de;

Representando o que acabo de dizer esquematicamente vem:

Definição = acto de (definir=dar a definição) = acto de dar definição.

Definição = acto de dar definição

Foi este o significado que eu encontrei para a palavra definição! Ou seja não chegei a lado nenhum! Isto acontece porque a palvra foi definida recorrendo a ela própria! Isto acontece porque o vocabulário é finito! Quando definimos uma coisa, ou seja explicamos o sentido desta, fazemo-lo recorrendo a outras palavras, que por sua vez são definidas recorrendo a outras e assim sucessivamente. Como o vocabulário contem um número finito de palavras faz com que a partir de um certo momento este raciocínio entre em ciclo, como o que mostrei agora mesmo. Isto mostra a inconsistencia das definições! Não conseguimos definir as coisas sem, a partir de um certo momento, entrar em ciclo! Com este problema surge a necessidade de partirmos do princípio de assumir que sabemos o significado de certas palavras, para a partir destas podermos definir as restantes! Concluimos portanto que existem palavras cujo significado são elas mesmo! Se me perguntarem o que quer dizer definir eu simplesmente respondo, definir é isso mesmo.