2008/08/11

Habacuc... Arte?




Estão a ver o cão da fotografia. É uma das obras de arte do senhor Guillermo Vargas (Habacuc) um azeiteiro (sem ofensa à industria dos azeites) que se diz artista. Esta raridade humana lembrou-se de prender um cão e de o deixar morrer à fome e sede. Segundo os especialistas isto é arte. Agora compreendo as touradas. É simplesmente uma forma de arte. A guerra no golfo? Arte do médio oriente. O holocausto nazi? Foi uma tendência dos anos 30-40. O centro nacional de arte rainha sofia podia substituir o guernica por esta foto artística. Cá fora, como forma de propaganda podiam afixar cartazes com luta de cães, para finalizar em grande os empregados do museu iriam andar casacos de pele de, imagine-se só, cão...
Se eu disser que estes gajos são uns filhos da puta estou a ser muito duro?

10 comentários:

Rute Fernandes disse...

Fiquei com um nó no estômago...
não... filho da puta é pouco para tamanho imbecil...
enfim!

Rute Fernandes disse...

...e arte?

Se isso é arte... então não compreendo mais por que valores se rege este mundinho!

Fuck.

Catsone disse...

E parece que foi tal o sucesso dessa "arte" que o fulano pensa em repetir. Não é só ele que é o culpado, mas quem é crítico e diz que isto é arte.
Giro, giro, era o artista servir de obra e ser deixado morrer à fome e sede.
Há coisas nefastas neste mundo mas isto foi realmente... sem palavras, ma friend!

Anónimo disse...

Esse "fulanóide", no fundo, gostaria que lhe fizessem o mesmo!

pinkpoetrysoul disse...

não há insultos piores?? Parece que o "senhor" pretende repetir a experiência, mas com um doente terminal... enfim...

Balhau disse...

Só uma perguntinha.. Por acaso não é ele o doente em fase terminal?

Ged disse...

Não sei se conhecem o resto da história. Mas de facto não se tem a certeza do q. O autor diz que ele fugiu mas ninguém tem realmente a certeza. A verdade é que se pensa que possa ter sido tudo uma estratégia para sensibilizar as pessoas para o problema real do abandono dos animais. E independentemente do que aconteceu ao cão o autor deixa o público em suspanse, o que me parece bastante inteligente da sua parte se for essa a sua intenção. Que não se conhece verdadeiramente. Ainda mais quando propõe uma nova exposição com o mesmo motivo de observação - o cão. Essa primeira exposição e a possibilidade de haver uma segunda pode ter várias interpretações cujas mais óbvias são:

- a possibilidade de se querer tornar famoso. (pouco provável já que podia fazer coisas tão parvas como pôr um chinês as mijar num copo de água)

- deixar o mundo em alvoroço outravez chamando nova atenção para o abandono de animais. (O que me parece mais provável)

Não se sabendo realmente o que se passou com o cão a verdade é que o mundo parou!

É altura para as pessoas pensarem:

" - Hey!!! Fogo que cena! Morrem cães assim abandonados todos os dias! Estou para aqui a barafustar por causa da exposição, tanto alarido e tal e os animais abandonados continuam a ser um grande problema! Hmmmmmm.... É melhor mesmo é fazer alguma coisa por eles".

E se for esta realmente a intenção do autor, é decididamente um homem estupidamente inteligente.

Se deixou realmente o cão morrer a fome para ganhar nome no mundo da arte é na minha opinião estupidamente estúpido!

Mas não deveremos nós pensar da mesma forma de qualquer maneira???

" - Aíaa pá! Tanto cão a sofrer e a morrer por aí à minha frente! Tenho que fazer qualquer coisa... "

Pensem nisso ;)

Ged disse...

emendo um erro na segunda frase :

*Mas de facto não se tem a certeza do que possa ter acontecido ao cão.

Balhau disse...

Ged grande ged! E fará sentido sensibilizar os homens para o abandono com mais um abandono. Isto a mim não me deixa sensibilizado e muito honestamente não acho que isto revele qualquer tipo de inteligencia. Partindo do princípio de que este senhor pretendia sensibilizar a humanidade para o facto do abandono canino, deixando um cão preso à fome em que medida isto sensibiliza a humanidade? Para sensibilizar o resto das pessoas para o abandono de seres humanos devo amarrar um pelo pescoco e esperar que morra de fome e sede? Isto realmente choca... Mas será que sensibiliza, e caso sensibilize justifica o sacrifício do animal? Isto a mim parece-me um comportamento primitivo a tentar ser camuflado sob o manto de um pseudo acto intelectual... Mas enfim isto sou eu.. que nao entendo nada de arte..

Ged disse...

Claro que é horrível!!! Todos concordamos mas já que sim teremos que pensar mais a frente em lugar de nos lamuríarmos infinitamente por tal questão.