2007/08/12

Voando sozinho...

Nunca tiveram a sensação de estarem no meio de um filme de ficção!? Aposto que todos vós já viveu uma ou outra expriência menos habitual e digna de registo. Às vezes dá mesmo a sensação que somos especiais pelo simples facto de andarmos cá. Não é bom andar ao sabor do vento? Chegar a casa e repousar na cama o corpo cansado. Levantar num fim de semana com uma mochila e sair para um sitio qualquer, sem destino, sem saber onde pra onde vai nem com quem, na maior parte das vezes voltando sozinho acompanhando somente o sorriso que trás na alma. A felicidade ser, de não pensar em mais nada. Não é bom andar de cabeça levantada, com o sentimento de dever cumprido, sorrir a cada vulto que passa, e olhar para trás com a certeza que tudo o que fizemos era aquilo que deviamos ter feito? Há alguma coisa que valha mais do que a cumplicidade de um abraço amigo? Que o sorriso malandro partilhado por um amigo no final de uma brincadeira mazinha? Haverá alguma coisa mais importante do que a vontade de viver? Do que a vontade de ser feliz sozinho? Até à bem pouco tempo achei que sim. Confesso-me um pouco inocente. Tentei moldar a minha vida em função de uma realidade maior. Quis ser feliz mas não sozinho, achei que tinha encontrado uma alma gémea e tentei moldar a minha vida à dela. Esqueci-me do sabor do vento na cara ao subir a serra de bicicleta. Deixei de lado o prazer de viver pra mim. Deixei de pensar em mim, passei a pensar no mundo, no que fazer pra tornar o mundo melhor, era feliz e queria fazer feliz os outros. Estarei errado em pensar desta forma!? Serei eu uma pessoa chata pelo simples facto da minha conversa não inserir piadas foleiras e críticas ilegítimas? Serei culpado por não me conseguir rir ao ver que o mundo que criara se estava a destruir à minha frente!? Serei eu um "cona" por causa disso? Detesto novelas, sempre detestei. Nunca achei piada nenhuma ao facto de meia duzia de actores se acharem capazes de representar um sentimento, valor, sensação única que vulgarmente designamos por "amor". Não consigo achar piada a actrizes porque as vejo despidas de qualquer significado. Não é o conceito sexo que procuro. Estarei errado em pensar assim? Estarei errado em tentar entender tudo o que se passa à minha volta? Será que sou o único que luta por compreender os amigos em vez de os aceitar. Como é que podemos aceitar o que não entendemos? Faz algum sentido isto? Durante muito tempo eu pus em questão tudo isto, o meu mundo foi um completo caos. Senti-me perdido, sozinho e procurei encontrar o meu lugar no mundo do outro alguém que se fazia acompanhar nos meus guias de vida. Ha aqui alguém que me explique o que está de errado em tudo isto? Não merecerei eu respeito enquanto pessoa? Confesso que me senti em queda livre, em direcção a um poço de dor, rebolei vezes sem conta pelos braços da tristeza. Para quê? Para ser visto como um "cona". Eu não sou um coitadinho, bom da fita, até porque aqui não há fita, é tudo digital, mas fui sempre sincero. Disse sempre o que me ia na alma, para quê? A primeira vontade é sempre de partir tudo o que está à nossa volta, é uma maneira primitiva de reagir é verdade, mas o que é que vocês fazem quando são atacados!? Reagem indiferentemente? Acho que não, e ainda bem que assim é. O meu pai repetia vezes sem conta que quem não sente não é filho de boa gente. A gente sente sempre, quando aquilo que sente é verdadeiro. Falta de vontade de viver? Sim confesso que me senti muitas vezes abatido triste e deprimido, porque me fechei num mundo sozinho, rejeitei partilhar a dor com amigos, irmã, mãe, colegas, tudo porque te respeitava e admirava. Eu nunca me adaptei à vida. Sempre lutei por aquilo que tive, sempre vivi cada instante como se fosse o último, dei sempre mais de mim do que aquilo que deram por mim. Eu sou feliz assim, não quero nem vou mudar. Gosto da minha excentricidade, de calçar um sapato de cada cor e ir assim para a universidade. Gosto de ajudar as pessoas e sentir que sou importante para elas, gosto de me rir com toda a gente, gosto de brincar e dizer palavrões, gosto de disparatar a meio das conversas. Gosto de roubar um sorriso a um amigo um conhecido ou a um empregado de balcão. Gosto de andar a pé, gosto de ultrapassar dificuldades, subir serras e descer, respirar o ar denso vindo com cheiro a eucalipto. Gosto de caminhar à noite sozinho, apreciar o brilho cansado que surge periódicamente pelos raios emitidos de um poste de luz. Não, não sou chato! Pelo menos não vejo isso no sorriso das pessoas com quem falo que lidam comigo todos os dias. Sou diferente, como todos nós somos. Tenho sonhos e vou lutar por eles, como sempre o fiz. Tentei uma unica vez adaptar-me, tentei encaixar-me no mundo de alguém e fui tratado como um verme. Não vou deixar que isto se repita. Ninguém tem o direito de brincar com os sentimentos das outras pessoas. Nunca o fiz, nem nunca o farei. Estou no presente momento a respirar a luz que o sol insiste em trazer até mim e é por essa luz que me guiarei pelo resto dos meus dias.

10 comentários:

Anónimo disse...

Está simplesmente lindo. Tu não és chato, nunca foste nem certamente o serás. Se existem pessoas que não te entendem o problema é delas. Tens sempre os teus amigos, pra poder contar. A gente está aqui pra voar contigo.

P.S-- So de pensar que a ideia do Miguel Matos foi minha até me da vontade de desaparecer.
Desculpa Balhau...
Heheh

Anónimo disse...

Sorry...if you thought that was what i did...cause my poit wasnt that...i know what you mean all along...i have quite the same life purposes and i know how hard and how tiring that path can be and if you had told me that you loved me before...things would have been diferent! A lot!
I didn't play with your feelings, i ust thought i wouldbe free enough to do so but i wasnt.
Lovin a men is like "poison" that you have to withdraw from yourselfto get the salvation
I'm flyin alone as you are...
If you don't hate me...talk to me...
Let's start clean

Catsone disse...

Não te conheço pessoalmente, apenas das bacoradas que escreves no meu, respeitadíssimo, blog, mas posso dizer que não me pareces ser chato. Chato são os que por trás de uma carinha laroca escondem os verdadeiros intuitos, são os que nos fazem perguntas idiotas, os que nos cutucam, os que nos tormentam com suas vidinhas fúteis.
Man, parece que está a curtir uma grande "fossa", mas que "sa fôda", existem muitos outros "caminhos" a descobrir.

Nash(ito) disse...

Penso que todos nós já andamos na "merda". E eu que o diga!
Caso não saibas, quando fui para o 10º ano, colocaram-me numa turma de pessoas que tinham uma condição de vida diferente da minha: Eles viviam na cidade, tinham roupas de marca ao enquanto eu morava numa terriola e usava botas de sebo.

Lembro-me na altura de chegar a casa e me sentir deprimido por ser excluído das suas conversas de bar.
Com o tempo, começaram-me a aceitar como eu era. Claro que me moldei a eles assim como eles se moldaram a mim. E com esta aparente diferença, todos nós aprendemos. E o mais engraçado é que somos grandes amigos.
Com isto quero afirmar o seguinte:
Uma amizade requer sempre que nos moldemos. Mas isso não significa que nos rebaixemos.

Be yourself
Nash(ito)

Balhau disse...

Mariana: Não sei se perdoe, acho que vou deixar de me guiar pelos teus conselhos, ou então não... Hehe

Francisca: Os meus pais quando era pequenino diziam-me para não falar com estranhos... De qualquer das formas eu não odeio ninguém, ódio não trás felicidade e eu mereço ser feliz, pelo menos luto por isso.

Catsone: A fossa já cheirou pior já. Quanto às bacoradas é bom que contes com elas no teu blog, porque não faço contas de parar. Hehe

Nash: Problemas todos temos. A gente tem que saber lidar com isso. O fundamental é a gente manter a capacidade de sorrir.

P.S Voltei de férias.. Dentro em breve terão os relatórios de guerra.

Anónimo disse...

É como o meu tio diz:
"Tirando a minha mãe, as gajas são todas umas putas..."
Não te preocupes com o gajedo o que não falta praí é produto pra consumir. Adapta-te à sociedade e torna-te um consumista, vais ver que vais gostar. Quando entrares no sistema a única preocupação que vais ter é decidir aquelas que vais deitar fora...
Join the other side of the force.

Anónimo disse...

Não sei bem o que dizer deste texto, mas que está duro e que respira mágoa por todo o lado não haja a menor dúvida. A malta bem te pergunta se está tudo bem contigo, mas primeiro que tu digas o que te vai na alma é uma desgraça. Estou a ver que o teu verdadeiro amigo é aqui o gamma dreams. Vais ter de me explicar este post melhor, vais vais.
Quanto ao senhor john, fique sabendo que as gajas não sao todas iguais. Provavelmente haverão alguns casos a enquadrar nessa categoria, mas isso não faz a regra. Olho respeitinho, senao eu fodo-te...
;)

Anónimo disse...

Acho que não há muito a dizer acerca deste texto. Para mim foste claro o suficiente. Se isso que tu escreveste prai vem realmente do coração eu não queria estar no teu lugar. E nem sequer sei como és capaz de sorrir sempre que as pessoas falam contigo. a tua máscara é mais opaca que a do nosso Guy Fawkes.
Nunca te esqueças que,

...por detrás dessa mascara há mais do que carne. Por detrás dessa máscara há uma ideia e as ideias são à prova de bala...

Nunca abandones aquilo que és, nunca o faças por ninguém. Se não te aceitam tal como te apresentas é porque não merecem a tua atenção e nesse caso não tens de te preocupar. Numa coisa concordo com o john, produto é o que não falta. E do bom! Hehhe

Balhau disse...

"A gente usa uma mascara durante tanto tempo que chegamos ao ponto de não saber qual o rosto que subjaz"

Minhas grande bestas obrigado pelo voto de atenção mas eu sinto-me muito bem obrigado, vão lá ter pena das galinhas pra comiseração estão voces sempre prontos... Se eu não vos conhecesse.

Anónimo disse...

Olá! :p

Depois de ler este post, o que é que eu posso dizer? Posso dizer que quando nos fazem sentir desta forma é, realmente, do pior! Mas sabes? Como orgulhosamente optimista que sou, procuro SEMPRE o lado bom da "coisa" (se reparares, tudo tem o seu lado bom - por mais escondidito que pareça estar ;).

Neste caso, o lado bom, é que, por mais que nos magoem, que nos desiludam, etctetc, desde que nós nos conheçamos e saibamos quem somos e o que queremos, então vamos manter sempre os nossos valores, aquilo em que acreditamos...é assim que eu vejo estes dissabores, causados, por vezes, por aquelas pessoas a quem tentamos dar o melhor de nós! But you know what? Agradeço-lhes por me permitirem testar-me a mim própria e ensinar-me que caminhos escolher e que caminhos evitar...

Sobre este post acho que é tudo o que posso dizer :)

De resto, obrigada, Prof. Mambo, por estar ao meu dispôr! eheh. Só espero que isso não faça de mim uma Prof. Mamba, LOL ! Com excepção do sentido em que também estou ao seu dispôr. É muito bom trocar palavras com quem as entende.
Realmente, andei um pouco encriptada/amarrada. Mas lá diz o ditado, que "o que está encriptado, também de desencripta" lololol.

(DESCULPA O COMPRIMENTO DO COMENTÁRIO LOL)

Gostei da frase "quem não sente não é filho de boa gente"...o que se passa com esse pessoal que não sente?? Enfim...

Por último (!), obrigada pelos comentários no meu blog :) Aparece sempre que quiseres ;)

Beijinhos de uma Cat muuuuito faladora loool.