2007/07/18

Burocracia? Ai e tal.. a culpa não é nossa...

Tirei o dia de hoje para tratar da inscrição do mestrado. Dado que o "tratar da inscrição" se traduzia a uma entrega de documentos parti do princípio que me iria sobrar montes de tempo para fazer outras coisas. Pelos vistos parti dum pressuposto errado. A viagem começa cedo. Desloquei-me até aos serviços académicos mais propriamente à secção das pós graduações e expus a minha situação, de imediato o senhor diz que está tudo bem à excepção de um pequeno pormenor. Faltava a lista das disciplinas feitas na licenciatura. Ora muito bem. Se falta toca a arranjar maneira de a obter. Perguntei ao simpático senhor como deveria proceder para que me fosse facultada a tal lista e a quem deveria entregar a lista. Ele rapidamente me diz que a lista não me irá ser entregue, que iria dos serviços académicos directamente para o departamento correspondente ao mestrado que pretendia ingressar. Eu confesso que achei estranho todo aquele mecanismo, mas pronto eles é que sabem. Afinal aquilo é a vida deles. Pego noutra senha e aguardo a minha vez na fila dos alunos nos serviços académicos. Espero cerca de meia hora e depois sou normalmente atendido e efectuo todas as instruções dadas pelo caramelo da cabine ao lado. Após ter acabado este primeiro round de burocracia dirijo-me em direcção ao departamento de matemática, mais precisamente à secretaria e exponho novamente a minha situação. O que acontece? Pelos vistos também tinha de entregar a lista com as disciplinas. Eu retorno a questão dizendo que isso me era impossível, explicando que os senhores dos serviços académicos iam tratar disso por mim, que não tinha permissões para obter a tal lista. Ela volta e diz-me para aceder ao paco. Eu explico-lhe que já terminei o curso e portanto o meu acesso ao Paco não me é possivel. Eis que surge mais uma missão. Ir ao cicua e pedir um tal de acesso universal. Vou ao cicua, explico o que se estava a passar comigo enquanto eles me olhavam de cima abaixo com ar de "que é que este filho da puta está aqui a fazer?". No final exclamam os dois. "Ah o que tu queres é um reset à conta!?". E eu respondi com um indeciso "... pois deve ser isso deve..". Depois deste tal de reset à conta foi-me dado um login miraculoso, que me dava acesso a montes de funcionalidades, nomeadamente, configuração wireless, paco, arca, acesso aos computadores fixos da universidade, etc. Maravilha, com isto já tinha condições para arranjar o papel. Fui então ao computador mais próximo (no caloirodromo) ligo o primeiro computador e vejo que este está avariado, salto para o segundo e este demora uns modestos 20 minutos a reiniciar. Não, não estou a axagerar. Depois de aguardar este tempo todo, reparei que para imprimir tinha de ter créditos na impressora, ainda perguntei a alguem se tinha créditos e que lhe pagava o necessário, infelizmente não encontrei ninguém capaz de me ajudar. Volto de novo ao cicua para pagar as folhas e reparo que tinha no minimo de efectuar um carregamento de 3 euros que dava para 100 paginas. Topem só, so tinha 2 euros e 50 em moedas castanhas. Vou ao multibanco, volto ao cicua, carrego as folhas e vou de novo para o caloirodromo e imprimo as folhas com o histórico de notas. Regresso para a secretaria de matemática e reparo que a impressão tinha comido as notas. Como entretanto tinha recebido uma mensagem do diogo a dizer que na quinta tinha que estar no Feira Nova às 6:10 da manhã, e como a única solução é o taxi, antevi a necessidade de ir procurar taxis na net. Como não confio muito nos pcs que estavam no caloiródromo decidi ir ao cicua configurar o pc. Só demorei 1 hora e no final ele não ficou a funcionar. Entretanto decido pedir o manual em pdf para experimentar ligar sozinho, vou para sair e reparo que a catarina me tinha mandado uma mensagem a perguntar se iria comer à cantina, como já eram 12:30 aproveitei para ir comer. No final de comer fui até ao Pmate e reparo que a já tenho acesso ao e-U. Maravilha, aproveito a abençoada maré de sorte e saco o histórico de notas, desta vez com notas e pedi à Catarina que me imprimisse aquelas duas tão suadas páginas. Finalizado isto, dirijo-me de novo à secretaria e entrego a documentação. Pronto acabou o suplício. Voltei para o pmate e encontro-me agora aqui a procurar taxis para me dirigir amanha para o Feira Nova... Rezem por mim, por favor...

3 comentários:

Catsone disse...

Só falta pregarem-te na cruz para seres Cristo!!!
Latino way of life, ma friend!
Dass. Depois disso tinha que tomar um Xanax, ou talvez, um chá de camomila (era o que tivesse mais à mão).

catarina disse...

Que fique bem ciente que as impressões que a Catarina (portanto ... EU) fez foram deveras importante para quebrar esta burocracia toda ;)

Balhau disse...

Catso: Seria a cruz se no fim me fosse dito que era impossível realizar a inscrição e isso não aconteceu. Mas confesso que me senti Moisés.

Catarina: Sim, a excelência Catarina, chefe do posto do CSI do pmatE fez-me o gentil favor de imprimir duas folhas merdosas que me permitiram concluir a missão com êxito. Thanks my General...