2007/06/20

Os meus filmes

Todos nós temos aqueles filmes que nos marcam, quer pela positiva quer pela negativa. Eu não fujo à regra. Gostava de partilhar convosco uma pequena lista de filmes que julgo serem aqueles que vao andar sempre comigo:



Começo com o filme "Sete Pecados Mortais". Porquê começar com este? Porque basicamente foi o primeiro filme que fui ver ao cinema. O filme tem uma história bastante original. Os actores são de primeira, oc
som e imagem igualmente exelentes. É caso pra dizer que iniciei o mundo do cinema em grande.
Em seguida vem um filme que ficou para a minha história do cinema, não pelo filme em si mas por tudo o que ele significa, todos nós temos aqueles filmes que nos dizem mais do que aquilo que está lá representado. O filme "
Captain Corelli's Mandolin":

E porque a vida não tem sentido se não for guiada por valores, por ideais e por objectivos. Porque a vida é muito mais do que aquilo que somos, aquilo que fazemos e aquilo que iremos fazer, porque a vida não é o para além da morte mas muito mais do que isso. Porque a liberdade é tudo o que temos. Porque não posso deixar de lembrar,
Remember, remember the fifth of November
The gunpowder treason and plot.

I see no reason why gunpowder treason

Should ever be forgot.


Para além dos ideais, dos valores e de tudo aquilo que fazemos para dar significado aquilo que somos, vem um conceito não menos importante. A alegria de viver. O saborear as pequenas coisas. O consumir a vida em cada segundo como se fosse o último, a simplicidade do vulgar, a beleza do banal. A vida:


Para além da originalidade e da extrema qualidade do filme, a principal razão pela qual não poderia deixar de parte o próximo filme não tem nada a ver com o mesmo. Merece lugar na minha lista de filmes por aquilo que me diz e pelo que não diz a mais ninguém:


E porque a gente vive muitas vezes na futilidade, na luxúria e distante dos verdadeiros problemas da sociedade, porque muito do mal do mundo tem origem na inercia inerente à maioria de nós, porque as coisas estão mal e não parecem melhorar se continuarmos a fechar os olhos à verdadeira realidade:


Porque a vida na verdade pode, deve, tem de ser bela

Porque o dinheiro trás felicidade, mas o dinheiro a mais trás a miséria dos outros, porque o desiquilíbrio social existe, porque o porsche de um vizinho condiciona a barraca e a falta de luz e água de um outro. Porque a miséria a que tentamos fechar os olhos é real porque acreditar que a vida é um conto de fadas é uma fraude, porque acreditar que a nossa felicidade só depende de nós é mentira, porque na verdade a felicidade é, algo que vai muito para além da nossa capacidade de gostar de nós próprios. E porque a vida miserável e sem prespectivas de melhora é uma realidade, a realidade de muita muita gente, os dois seguintes filmes:



Porque acredito no amor como o motor que nos move. Porque não vejo nada mais importante e mais valioso que este sentimento, que tem tanto de banal como de especial. Porque acredito na capacidade de por o amor à frente de tudo o resto. Porque acredito no amor como valor mais importante que nós mesmos



Como acredito no amor acredito também na sua magia, na verdade acredito na magia do amor e no amor pela magia, ou seja acredito nisto

Porque a coragem é uma das métricas daquilo que somos. Porque a luta por um ideal, a capacidade de combater por uma causa perdida mas que é a nossa causa tem valor. Porque aquilo que somos só tem sentido se formos o que acreditarmos. Porque dar a vida por um ideal é realmente o ideal

Porque o ser humano se distingue dos restantes seres pela sua capacidade criativa, porque o mundo da imaginação é sem duvida o melhor mundo que podemos viver. Porque toda a lógica que nos rege pode ser deixada de lado. Porque todas as crianças sonham com dragões magia e ilusão. Porque na verdade todos nós nos vivemos neste mundo


Porque a minha adolescência tem alguns pontos análogos, porque todos nós sabemos o que "teenager" significa , porque a javardice de moço é algo muito engraçado, porque isto é mais do que simples comédia
Porque a droga, as pastilhas e a capacidade do ser humano em se autodestruir é algo muito assustador
Porque na guerra os vencidos também tem uma história. Porque mais importante do que vencer é vencer na derrota. Porque o valor da pátria tem significado. Porque sim



Porque o holocausto Nazi realmente existiu...

Porquê? Bem... hum... ah já me lembra, é basicamente porque é... lindo


Porque acho que os filmes, músicas livros e restantes manifestações de arte, são uma mensagem, um espelho sobre a sociedade uma pintura da realidade, porque acho que os filmes que gostamos as músicas que ouvimos e os livros que lemos vezes sem conta dizem muito de nós, gostava que todos aqueles que lessem este post fizessem algo parecido, que divulgassem os filmes, músicas, livros que mais os marcaram.

9 comentários:

Nash(ito) disse...

Aqui está um bom post para reavivar a memória, especialmente porque já me estava a esquecer que tinha visto "O Ilusionista".
Este é de facto um dos melhores filmes que já rodou por aí, ao ponto de o Luís de Matos ter ido buscado inspiração ao cartaz para para promover o Mosteiro de Alcobaça como uma das 7 Maravilhas.

Tirem as semelhanças em

http://mosteiro.alcobaca.pt/index.php

Balhau disse...

Pois reavivar a memória é a palavra! Foi engraçadíssimo fazer o exercício de voltar ao passado e lembrar os filmes que mais me marcam. É verdade que com a minha memória o "back to the past" é na verdade a um passado recente, mas "prontos"...

Catsone disse...

Tens bom gosto, sim senhor!
Então, começar com o "7", dass, grandioso Morgan.
Eu incluiria os "The Shawshank Redemption"...

Balhau disse...

Acreditas que esse era o proximo que eu estava para ver? E sim o Lord Morgan é realmente um master do cinema!

Anónimo disse...

Bem, eu vou ser sincero.
Nos últimos anos foram poucas as excepções que me fizeram ir ao cinema, o Senhor dos Aneis por exemplo. O cinema está pobre ou melhor podre, está plástico e demasiado comercial.
A maioria dos filmes que vejo nos cartazes passam bem na tv não merecem que se pague o valor exorbitante de um bilhete. E não tem piada nenhuma ver filmes em divx num ecran de um computador.
Os mestres como Scorcesse, Stanley Kubrick ou Ridley Scott estão velhos ou então morreram...
Por isso prefiro bem pelo preço de um bilhete comprar um cd no Jumbo : por exemplo o ultimo dos Coldplay.
Pelo menos gasto numa coisa que depois me permite voltar a reviver os mesmos sentimentos.

Balhau disse...

Coldplay é uma boa escolha!

Anónimo disse...

Agora infelizmente nao tenho muito tempo para o fazer, segunda ou terca reflito um pouco mais. Mas, dos que apontaste, meu caro homonimo, subscrevo o seven, ultimo samurai, a vida e bela e o amelia. Bom fds, e desculpa a falta de acentos... (teclado italiano)

Anónimo disse...

Agora vou falar dos discos que me marcaram :

1º Tubular Bell de Mike Oldfield
Para além de ter sido o primeiro cd que comprei marcou-me pela complexa mistura de rock com musica clássica. Foi a principal influência que me indicou o caminho na minha composição musica, ao ponto de perder o medo de tocar qualquer instrumento musical. Mike toca aqui mais de 20 instrumentos.

2º Meddle dos Pink Floyd. Porque para ter uma pedrada não é preciso comprar droga. Ouvi esse disco quando estive um mês internado numa cama no hospital. Sentia-me leve a flutuar quando o ouvia, entrava o que se chama ... transe
Suave, melódico, complexo, perfeito

3º Harvest de Neil Young. Um dos disco preferidos do meu pai, vim só a ouvi-lo no fim da vida dele meu pai. As letras tocaram fundo, desde "A man need's a maid" até "Old Man". Mostrou-me que com uma harmónica e uma guitarra faz-se a festa :)

4º Made In Japan dos Deep Purple, bem não há nada melhor para deitar a casa a baixo. O melhor disco ao vivo de sempre para muitos críticos, simplesmente perfeito e pesado. Quem não gosta disto não sabe o que é Hard Rock e nem imagina sequer o que é Heavy Metal clássico.

5º Concerto de Arranruez de Joaquin Rodrigo. O flamengo e a música clássica num só, prova que a guitarra também pode ser um instrumento a respeitar. Por vezes dá vontade de chorar a ouvir as notas da guitarra a lembrarem o chorar das mães e dos pais que perderam os filhos na guerra civil de espanha.

6º Kind of Blue de Miles Davis, para se ouvir jazz não é preciso ir para um clube de Manhanttan, com o cheiro a tresandar de tabaco e o ambiente cheiro de negritude.
O jazz é a forma mais sublime da música negra, é a sinfonia do improviso.

7º Led Zeppelin I, o hard rock da década de 70 foi feito de guitarras e gajos brancos. Mas acima de tudo foi feito de um enorme avanço tecnológico associado ao blues negro. Diria que a musica de hoje não existiria se não tivessem existido bandas como Led Zeppeli, Back Sabbath, Deepe Purple,etc ...


8º Frank Sinattra e Tom Jobim. A musica brasileira não se resume a Chitaozinho e Chororó e nem a "Segura o xan ou amarra o xan". A boa música brasileira é MPB, mistura de jazz com samba aliada a uma lírica contestatária.
Há muitas "garotas de Ipanema", mas esta do disco era um colosso : linda escultural e não era loira burra.

9º Cantigas de Maio, Zeca Afonso. Então quem gosta disto é comuna, bem quem não gosta então deve ter os ouvidos cheiros de cera. Este disco foi um monumento para a musica portuguesa, aqui Zeca mistura ritmos africanos com o fado e até mesmo o folklore português. Talvez o maior génio da música portuguesa.

10º The last but not the least, All things must pass de George Harrison. Um disco medicamentoso, ajuda a curar neuras ou depressões lolol. O ultimo grito do Beatle que ninguém o queria aceitar como compositor. "Oh my Lord Sweet Lord"

Fiquemos por aqui, em mais de 700 discos é difícil escrever uma lista tão representativa do meu gosto musical. Tambémm depende do dia.

Balhau disse...

Hugo: Pah nao sei se desculpo...

Vilela: Pah tu ja orientavas uns cds pra ripar nao!?
LOL