2005/02/13

Honestidade...

Já não me lembrava da sensação de falar para um computador! Não estou a programar, nada disso! Quando digo falar refiro-me simplesmente a coisas como este texto que escrevo agora mesmo. Andei algum tempo envolto em pensamentos turvos e não conseguia assentar ideias de uma forma racional. Não conseguia parar para pensar coerentemente. Paralelamente a tudo isto andei este tempo todo em que me ausentei a tentar encontrar a razão desta minha ansiedade, deste meu inquietamento! Tentei, constantemente, desvendar o segredo que subjaz todo este meu enjoo de mau estar. Tentei, procurei e finalmente encontrei o virús! O verme responsável por toda esta minha tempestade psicológica era simplesmente o factor honestidade. A verdade é que eu, inconscientemente, não fora totalmente honesto para uma pessoa que me é muito especial e muito querida. Com esta falha profunda no meu comportamento estava a entrar num remoinho doentio que estava a levar-me cada vez mais ao desespero. Desespero este que tinha origem no facto de eu saber que estava agir de uma forma não muito digna e não ser capaz de alterar o meu comportamento. Finalmente este problema acabou! Deixei de agir de forma repreensível e passei de novo a estar bem comigo próprio!
Aprendi mais uma coisa hoje! NUNCA DEVO DEIXAR DE FAZER O QUE ESTÁ CERTO.
Independentemente das consequencias que daí possam advir. Por muito graves que sejam nunca são superiores ao mau estar que temos que suportar. A consciencia pesa mais do que o podemos imaginar...

10 comentários:

Anónimo disse...

Concordo.Na realidade a consciência por vezes pesa,mas a honestidade com nós próprios e com os que nos rodeiam é muito mais importante.Gostei.Parabéns pelo blog.

Miss I disse...

Às vezes a consciência baralham-nos; às vezes parece tudo tão claro. Às vezes caímos num turbilhão de sentimentos que parece que nos prendem ao fundo, outras vezes andamos felizes e contentes a flutuar na imensidão da nossa felicidade.
Espelhamos o melhor e o pior de nós, não te esqueças de ser sincero contigo..

"True to your heart,
You must be true to your heart...
Open your eyes,
Your heart can tell you no lies!"

Aurora disse...

É suposto ser simples, mas a honestidade às vezes é algo de extremamente complexo... E a (in)consciência humana pertence ao domínio do insondável, por vezes... Mas o mais importante talvez seja conseguirmos admitir que estamos a magoar-nos a nós próprios, e fazer algo para alterar essa situacao... isso sim traz uma sensacao de paz interior maravilhosa! ...digo eu que nao percebo nada disto...;)

Balhau disse...

Muito obrigado por se darem ao trabalho de ler as minhas palavras e consequente algumas das minhas confidências...

Miss I disse...

Epá.. nós só cá estamos porque tu nos pagas, senão já ias ver! Achas que continuávamos a vir ao blog e a ler o que escreves só porque gostamos?! He he..

Aurora disse...

:)

croreis disse...

tb esta otimo esse texto.. acho que vc passou exatamente pelo que passei... mas como ja disse vc com as palavras consegue se libertar dos sentmentos mais obscuros ou se expressar dos sentimentos masi honestos sinceros e felizes....mas o ser humano eh isso mesmo..por vezes varios sentimentos que nos sufocam e ou também varios sentimentos que nos libertam... isso se chama vida!! e eh preciso saber viver!!!

croreis disse...

Se procurar bem você acaba encontrando. Não a explicação (duvidosa) da vida, Mas a poesia (inexplicável) da vida.

Carlos Drummond de Andrade

croreis disse...

Se procurar bem você acaba encontrando. Não a explicação (duvidosa) da vida, Mas a poesia (inexplicável) da vida.

Carlos Drummond de Andrade

croreis disse...

isso de escrever ate que eh muito interessante.. nunca tinha experimentado ,nem tentado, nem pensado sobre isso... faz com que o pensamento fique mais organizado.. pois eh vou começar a tentar...rsrsrsr